quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O que são glicídios?

Falar de nutrição e dieta sem entender o que são carboidratos, glicídios, proteínas e vitaminas não seria certo.
Sem saber o que são estes elementos que compõe todas as dietas (seja para emagrecer ou para ganhar peso ou massa muscular), não é possível balancear a dieta para que seja eficiente para o objetivo que temos em mente.
Em minha última postagem falei sobre os carboidratos. Agora falaremos sobre glicídios que são intimamente ligados aos carboidratos.

Mas o que são glicídios?
Os glicídios palavra que tem origem grega derivado de glicos, "doce", são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, também conhecidos como açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono. Essa classe de compostos é muito ampla e abrange desde o açúcar comum até compostos muito complexos, como a celulose e o amido, que são produzidos nos vegetais pelo processo de fotossíntese.

Descobrimos então que os glicídios são açúcares e que podem estar presente em muitos alimentos. Por este motivo a dieta do diabético deve ser muito bem monitorada para que ele não ingira estes açúcares em excesso.

Os principais tipos de glicídios são então: sacarose, amido, glicose, frutose e celulose.

1. Sacarose: é um dissacarídeo cuja molécula se forma pela condensação de uma molécula de glicose com uma molécula de frutose. Possui fórmula C12H22O11, está presente em inúmeras plantas como a cana-de-açúcar e a beterraba, constitui o chamado açúcar comum.

2. Glicose: apresenta fórmula molecular C6H12O6, é um sólido composto por cristais incolores solúveis em água e de sabor adocicado. É encontrado no mel de abelhas, em frutas como o figo e uva, e está presente em nosso sangue (porcentagem de 0,1 %).

3. Frutose: esse composto possui fórmula molecular C6H12O6, se cristaliza com dificuldades no formato de agulhas solúveis em água e de sabor doce, pode ser encontrado de forma livre em frutos doces, mel de abelha e na forma condensada em oligossacarídeos e polissacarídeos.

4. Amido: polissacarídeo de fórmula (C6H10O5)n, presente em forma de grãos nas sementes, caules e raízes de vários vegetais como o feijão, arroz, trigo, milho, etc. É usado em grande quantidade na alimentação, para fabricar glicose e álcool etílico, e ainda no preparo de cola, goma e pó compacto (cosmético).

5. Celulose: possui fórmula molecular C6H10O5, é o polissacarídeo mais conhecido no reino vegetal e ocorre de duas maneiras: inulina (celulose de reserva) e celulose comum (sustentação do vegetal), esta contribui para a formação da madeira. A celulose comum se hidrolisa em meio ácido e origina glicoses, já a inulina dá origem à frutose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário