terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Avaliação do estado nutricional

Continuando nossas postagens sobre nutrição e seus conceitos vamos agora falar um pouco mais sobre a Avaliação do Estado Nutricional.
A avaliação do estado nutricional é muito importante para se estabelecer uma situação de risco ou de desequilíbrio nutricional e também é muito útil para o planejamento de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.
É importante tanto na atenção primária que acompanha a saúde e crescimento de crianças e adolescentes como para detectar distúrbios nutricionais de forma precoce como no caso de desnutrição ou obesidade.
Em qualquer avaliação da condição nutricional devemos levar em conta:
  • Anamnese* clínica e nutricional;
  • Exame físico detalhado - este exame busca sinais clínicos relacionados a distúrbios nutricionais ou carência de algum tipo de mineral, vitamina, proteínas,etc..);
  • Aferição dos parâmetros antropométricos** ;
  • Avaliação da composição corporal - antropometria detalhada e exames subsidiários
  • Exames bioquímicos. 

*Anamnese (derivado do Grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) nada mais é do que uma entrevista realizada profissional de saúde ao seu doente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou de uma patologia. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. A anamnese é também referenciada como Anamnese Corporal, Ficha de Anamnese ou Anamnese Corporal Completa.
**Antropometria é um ramo da antropologia que estuda as medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano. A antropometria está relacionada com os estudos da antropologia física ou biológica, que se ocupa em analisar os aspectos genéticos e biológicos do ser humano e compará-los entre si. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário