sexta-feira, 17 de abril de 2015

Por que temos que mastigar bem os alimentos?

Nos dias atuais, tempo para uma refeição é um luxo. Estamos sempre correndo, não temos e não damos atenção necessária as horas das refeições e nem tão pouco aos alertas do corpo em relação a falta de algum nutriente.
Mas é na mastigação, durante este processo que nosso cérebro prepara o nosso corpo para receber os alimentos e quimicamente retirar deles os nutrientes necessários para esta máquina maravilhosa funcionar. Também é durante o processo de mastigação que nosso corpo interpreta o momento certo de enviar os sinais para que nosso apetite seja saciado.

Segundo estudos, nosso organismo precisa em torno de 20 minutos para dar um "oi" para nosso cérebro e dizer que estamos "cheios", a saciedade então é aliada ao  fator tempo. Por este motivo temos que triturar muito bem os alimentos com o processo de mastigação para que estes não cheguem em pedaços grandes no estômago, fato este que levaria ao aumento do trabalho para completar o processo que você deixou para traz. Este aumento de trabalho pode provocar azia, gazes, mal estar, fermentação, etc. A saliva, não é produzida na quantidade suficiente quando a mastigação é pouca e levando a necessidade de tomar líquidos junto com a comida para poder "empurrar" goela abaixo. A saliva é também rica em enzimas que contribuem para a digestão por isso é necessária uma boa mastigação para que ela seja produzida na quantidade necessária. Já no caso dos carboidratos complexos, quando a mastigação é bastante há o desprendimento de sabor adocicado que fazem parte destes alimentos e estudos comprovam que essa mastigação correta destes carboidratos diminui a necessidade de doces.
Mas, mastigar corretamente não é uma tarefa fácil, eu sei, já tentei. No início aquilo tudo embola, fica uma papa que passa de um lado ao outro da boca e na hora de engolir, eca... Mastigar bem, mastigar de forma correta leva tempo, treino e atenção. Deve ser tratado como uma meta se você deseja que seu aparelho digestório trabalhe bem, se você deseja perder ou ganhar peso e se deseja realmente aproveitar todos os nutrientes dos alimentos ingerido.
Quando montei este programa de Educação Corporal (dieta, se preferir) eu antes de tudo, antes de iniciar minhas receitas e comidas elaboradas para minhas metas fiz uma reeducação de minhas mastigadas. Como disse no início foi tenso. Comecei com pouco mais de 15, evolui para 20, 25 depois trinta mastigadas. Ao fim de uma semana consegui a proeza de 35 a 40 mastigadas por cada porção levada a boca. E digo uma verdade a vocês, o senso de saciedade aumentou, não sinto tanta fome, como menos (menor quantidade) e só este fato, mastigar bem, me fizeram um bem pois baixei 1,7kg (um quilo e setecentas gramas) sem me privar de nada.
Vamos a algumas dicas para você mastigar bem.
  1. mordidas - quantidade - pelo menos 30 por cada garfada que você levar a boca. Mas lembre-se não coloque muita comida, isso iria dificultar o processo e você poderia enjoar também.
  2. tempo - entre uma colherada (ou garfada, não importa) e outra aguarde uns 25 a 30 segundos isso vai lhe dar um ritmo bom e também tempo para as mastigações.
  3. área da mastigação - não coma somente de um lado, a mastigação deve ocorrer utilizando toda a área de sua cavidade oral. Temos dentes de ambos os lados que são adaptados para este fim, triturar os alimentos, pois bem use-os, são seus e servem para isso.
Você vai perceber que em alguns dias estará mastigando bem melhor, a comida fará mais efeito (pois os nutrientes serão melhores absorvidos), seu estômago e aparelho digestório trabalhará melhor e sem sobrecarga e caso tenha aspectos como azia* e má digestão* irão diminuir também com a prática de uma boa mastigação.

*a azia e má digestão serão diminuídas caso as suas causas sejam relacionadas ao processo mastigatório e alimentos mal triturados. Outras causas no entanto para estes distúrbios devem ser avaliadas inclusive a troca de dieta (alimentos) que possam ser causadores deste desconforto se sintomas persistirem. Um médico especialista deverá ser consultado se estes problemas são recorrentes e persistirem. Mas lembre-se sempre do ditado popular: "Você é o que você come!". Comer bem pode ajudar você a se livrar de muitos males. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário