quarta-feira, 15 de abril de 2015

Por que começar uma dieta e escrever este blog?

Antes de começar, acredito que é legal dizer porque eu resolvi fazer uma dieta e escrever este blog compartilhando minhas experiências, estudos e sucessos.
Todo mundo tem uma boa razão para começar uma dieta ou regime. Uns pela vontade de ficar "sarado", outros para perder uns "quilinhos" outros ainda por doença, mas grande parte, a maior por sinal é por motivos estéticos e para mudar alguma coisa em sua vida.
A verdade no entanto é que sobrepeso implica tanto na estética quanto na saúde.
MAS COM CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE PRECISAVA DESTA DIETA?

A gente só se da conta de que algo esta errado quando começa a não conseguir fazer coisas simples. Não que eu esteja muito além do peso, mas comecei a sentir dificuldades em coisas simples como por exemplo cortar as unhas do pé. Pense como uma barriguinha atrapalha. E sensação de falta de ar que dá a cada dobra corporal para chegar aos dedos longínquos dos pés.
Mas mesmo com estes sintomas, ainda não havia me decidido.
Outro ponto que começou a chamar minha atenção e que algo não estava bem foi o fato que deixei de ir a praia sem camisa. Aos poucos me sentia cada vez mais não tão elegante ou simpático, com a barriguinha que antes somente me atrapalhava na podologia, inconscientemente meu corpo, em especial minha barriga me deixavam constrangidos. Como disse não que eu estava muito acima do peso ou com uma barriga exageradamente grande, mas estava lá.
Espelho, o divisor de águas...
Espelho, esse sim começou a me dar uma ideia do que estava ocorrendo. Mas não foi de imediato. Os homens, diferentemente das mulheres usam o espelho para uma visão matinal e de uma área que compreende dos ombros ao topo da cabeça. Fazemos barba, ajeitamos o cabelo, sorrimos para o "cara simpático" do outro lado e vamos para o trabalho. Somente percebi o estrago em meu corpo quando resolvi olhar-me para um espelho de corpo inteiro. Estar na frente do espelho com uma calça elegante, uma camisa bem cortada, barba feita e cabelo penteado é uma coisa, experimenta ficar somente de cueca.
Nossa! Que coisa horrível, uma barriga de dar medo (como disse, não estou muito acima do peso). Olhei-me de frente, de lado, agachado e até de costas (com ajuda de outro pequeno espelho). Fique assombrado com tamanha falta de respeito comigo mesmo, afinal, foi eu quem fez aquilo comigo, comendo errado, comendo porcarias, exagerando em alguns alimentos e bebidas, não só cervejinha e canapés, mas refrigerantes e sucos industrializados. Como eu fui cruel com meu corpo, como fui tão displicente comigo, como não me respeitei.
Um regime ou uma dieta urgente...
Neste momento fui em busca destas dietas e regimes de "banca de jornal", dos artistas, da lua, do sol, da luz, etc...
Lia uma dieta e dizia para cortar carboidratos. Lia outra e dizia para cortar proteínas. Umas falavam que o ovo era vilão, outra que ele salvaria minha vida. Umas diziam que podia comer de tudo, menos Banana, outras que eu deveria comer abacaxi por um dia inteiro sem me preocupar. Umas diziam para cortar leita, café, chá, pão, batata, arroz... ufa, chegou ao ponto que achei que uma das dietas milagrosas iriam me pedir para cortar um braço, assim perderia imediatamente uns 5 a 6 quilos.
Foi ai que me lembrei das aulas de ciências e biologia do ensino fundamental e médio. Tive bons professores nessa época que através das informações contidas em meus livros (e ainda hoje estão presentes nos livros atuais) mostraram a pirâmide alimentar, as funções dos carboidratos, proteínas, água, lipídios, glicídios, ou seja, dos nutrientes para nosso corpo.
Me dei conta então que: Como uma pessoa corta lipídios se estes são importantes e fazem partes de nutrientes para nossa vida? Como você corta proteínas se elas são responsáveis por formação de tecidos e replicação do ADN?
Estas dietas fazem com que a gente perca peso, perca líquidos, perca massa muscular e gordura que é bom se perde, mas pouco. O que perdemos realmente com estas dietas "doidas" que estão em todos os lugares são NUTRIENTES.
Em busca de respostas corretas...
Neste momento vi que tinha um monte de gente (acho que até eu em algum momento neste discurso) estava falando um monte de besteiras sem embasamento científico ou certeza de sucesso.
Estas dietas estão mais por desnutrir ou desbalancear os praticantes de tal risco do que realmente beneficiando eles com algo sadio e responsável.
Neste dado momento resolvi pesquisar a fundo sobre o assunto. Comprei dois livros sobre nutrição, um inclusive sobre nutrição clinica, algo muito radical confesso. Fiz um pequeno curso de introdução a nutrição e percebi outra coisa, falar de nutrição sem conhecer o corpo humano ficava difícil.
Em busca de informações sobre a fisiologia humana, estudei tudo sobre o aparelho digestório e suas funções e como estes processam os alimentos e retiram deles os nutrientes necessários para o bom funcionamento. Descobri então que precisava saber mais, como estes nutrientes passam para os músculos, órgãos, cérebro, nervos, tecidos, etc? Então me aprofundei nos estudos do sistema circulatório e coração, rins, figado, pâncreas e anatomia humana já que eu estava engajado em aprender antes de começar minha dieta.
Não se preocupem, não foi nada exagerado e não é para ser formando com louvor em medicina, longe disso. Todo o conhecimento que eu precisava e que você também precisa para ser feliz com o peso e o corpo que desejar acredite ou não, está contido nos livros de biologia do ensino médio e até no youtube nas palestras e vídeos de biologia para vestibular. Tirando os livros universitários comprados de nutrição usados para compreender todo o processo nutricional o restante foi muito simples de achar em livrarias ou bibliotecas municipais.
Como vou começar...
Até agora não havia iniciado o processo de minha nova nutrição com objetivo de baixar o peso e atingir as medidas corporais compatíveis com meus desejos, estava faltando alguma coisa, talvez a mais importante de todas os DADOS.
Eu resolvi fazer uma coisa bem legal e correta, iniciei uma sequência de medições para saber onde eu estou na "balança" do desequilíbrio corpóreo e saúde.
Corri a um laboratório de análises clínicas e fiz alguns exames de sangue para verificar, HDL, LDL, Triglicerídios, Hemácias entre outros. Gastei na data algo em torno de R$90,00, mas obtive os dados necessários para somente então começar a balancear minhas novas refeições e saber se tudo estava bem com o organismo e assim selecionar também os exercícios complementares sem medo.
A grande ideia e o grande incentivo...
Percebi então que tudo que havia lido antes sobre dietas poderia estar errado, que as dietas tradicionais são marcadas por restrições alimentares e isso não é o correto. Que muita gente estava fazendo de forma errada dietas, dietas sem avaliações de seu corpo, de suas medidas ou de pelo menos taxas de glicemia ou colesterol um perigo para saúde delas. Neste momento a grande ideia surgiu.
Por que não deixar os leitores participarem dos avanços do meu programa e assim provar minha teoria que se pode comer de tudo que há na pirâmide alimentar:
  1. Minerais;
  2. vitaminas;
  3. proteínas;
  4. carboidratos;
  5. gorduras e
  6. água
E ainda perder peso, manter a massa muscular, ganhar uma vida mais feliz e sem restrições, melhorar o humor, o convívio social, melhorar o trato gastrointestinal, ter a pele mais bonita, diminuir o cansaço e poder tirar a camisa (no meu caso claro.) na praia!
Acompanhando o desempenho...
Como naquela série da TV Globo Medida Certa, resolvi postar os resultados de meus sucessos, receitas de minha alimentação, tipos de medidas e exames que realizei e realizarei ao longo da reeducação  alimentar e desta dieta neste blog para você comprovar e acompanhar o desempenho de meus métodos de alimentação saudável, exercícios simples e da eficiência dos resultados sem sacrifícios extremos ou restrições severas.
A partir de hoje, você poderá acompanhar toda a evolução do processo aqui no blog e no youtube.
Regime, dieta ou o que?
Confesso que não gosto da palavra regime, pois remete a algo militar, obrigação, restrição, punição. Também não gosto da palavra dieta, me lembra doença, coisas que devem ser prescritas e sem elas não se viveria muito, eca.... Prefiro educação corporal. 
Uma redução de peso, medidas ou o inverso só será possível se você educar seu corpo ao prazer de comer saboreando os alimentos e aos exercícios mínimos para não só queimar calorias, mas levar estes nutrientes para as partes mais extremas de seu corpo. Somente com a circulação os nutrientes vão chegar aos pontos extremos de seu corpo. Os nutrientes devem ser levadas enquanto "frescos" no seu organismo. Se você era como eu sedentário, esse transporte não é tão eficiente. Não se preocupe, não sou personal trainer (treinador pessoal), nem vou falar de exercícios que "quebram" você por um ou dois dias, mas de movimentos corporais simples que queimam calorias e aumentar a circulação e a sua disposição. Por exemplo, espreguiçar é um deles, acredite.
Até o próximo encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário