domingo, 19 de abril de 2015

O que é nutrição?

Antes que a gente possa iniciar qualquer tarefa , fica sempre mais fácil realizar um trabalho quando selecionamos todos os dados, referências e conceitos do que iremos fazer.
Saber onde estamos e onde queremos chegar nos dá uma pequena previsão de tempo e custos envolvidos no processo.
Começar um regime, dieta ou reedução alimentar sem saber o significado da palavra nutrição não faz o menor sentido.
Muita gente tem uma ideia errada do significado da palavra nutrição e do profissional de nutricionismo. Muitos ainda acreditam que o nutricionista é um "chefe" de cozinha, que faz receitas limitadoras e restritivas com um ar de Doutor. Não é nada disso.
Então o que é nutrição?

Nutrição é antes de mais nada uma ciência que estuda as relações entre os alimentos ingeridos pelos seres vivos (o Homem por exemplo, pois há veterinários especializados em nutrição animal) e as doenças, com o objetivo de proporcionar o bem estar e a preservação da saúde do indivíduo Também é o processo de fornecimento de nutrientes necessários ao organismo com intuito de manter a vida.
O nutricionista por outro lado é o profissional de saúde que se especializou em nutrição humana e possui formação acadêmica (técnica ou universitária). A responsabilidade do nutricionista é formular, planejar, elaborar cardápios e refeições balanceadas de alimentações ricos em nutrientes para o corpo.
Também é função do nutricionista fazer os cálculos nutricionais dos alimentos e decidir quais devem ser os ingredientes necessários usados em cada refeição, seja ela o café da manhã, almoço, jantar, lanches ou ceia.
A área de atuação de um nutricionista não esta ligada somente a hospitais ou clinicas, mas há nutricionistas na indústria de alimentos, nos hotéis, restaurantes, escolas, asilos, padarias, supermercados, fábricas de doces e até na indústria farmacêutica e química.
Em se tratando do profissional da área clínica, o nutricionista é o responsável por orientar os pacientes que necessitam de alimentação especial como diabéticos, pacientes em recuperação após cirurgias, debilitados por qualquer tipo de enfermidade, obesos, hipertensos, crianças, idosos, etc.
Também é o nutricionista clinico que formula alimentos do tipo via oral ou aqueles administrados enteral que é colocado por uma sonda diretamente no tubo digestivo ou parenteral quando o alimento entre no organismo por administração intravenosa.
Concluindo então, o profissional de nutrição faz mais que escrever "receitas" ou "pratos" coloridos, ele é fundamental para que nossa alimentação seja rica em nutrientes para manter a vida e prevenir doenças com uma qualidade de vida saudável. Muitos problemas de saúde podem ser evitados e até eliminados com uma alimentação saudável.
Agora que já temos uma ideia do que é nutrição podemos seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário