sábado, 25 de abril de 2015

Alimentos X Nutrientes

Outro fator importante a se considerar ao iniciar uma dieta é o que é alimento e o que são nutrientes. Nem todo o alimento ingerido possui os nutrientes necessários para nosso organismo. Ao abordarmos esse conceito devemos ter em mente que:
  • ALIMENTO - é tudo o que ingerimos com o objetivo principal de saciar nossa fome, ou até mesmo como dizem os antigos "tudo aquilo que comemos por conta de ter o olho maior que a barriga".
  • NUTRIENTES - são substâncias contidas nos alimentos que ao serem processados pelo nosso organismo desempenham funções especiais.  São considerados nutrientes os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais. A água é fundamental para o metabolismo e para o nosso corpo e também, por alguns autores, é considerada um nutriente essencial.
Muitos alimentos são considerados e classificados de acordo com a quantidade de nutrientes que estes possuem, ou ainda classificados pelo nutriente que maior parte compõe este alimento, por exemplo o pão francês que é considerado carboidrato. Esse fato pode ser verdadeiro se levarmos em conta que na fabricação do pão francês grande parte dos componentes são carboidratos, prevalecendo assim o de maior quantidade na mistura, mas outros nutrientes entram na formulação como sódio presente no sal.
O sódio, para efeitos de esclarecimento é fundamental para o corpo humano e não podemos viver sem ele. Porém, o excesso de sal - NaCl - (que por consequência carrega grandes cargas de sódio) apresenta inconvenientes para o organismo e uma das principais causas do excesso de sal é o aumento de pressão arterial.
Os nutrientes por sua vez são classificados em dois grupos que são:
  • MACRONUTRIENTES - os macronutrientes são componentes da alimentação fundamentais para os organismos - são eles - carboidratos, lipídios e proteinas
  • MICRONUTRIENTES - também conhecidos com oligoelementos são necessários para a manutenção de alguns organismos, como é o caso do cromo para o corpo humano - podemos destacar entre os micronutrientes as vitaminas e os minerais.
Em outras palavras os macronutrientes fornecem energia para o corpo e os micronutrientes são os biorreguladores, trabalhando nos processos metabólicos.
Por este motivo temos que ter uma refeição balanceada para que os macronutrientes e os micronutrientes possam estar presentes na quantidade exata em nosso organismo e assim estes funcionarem de forma harmônica. 
Agora que já vimos em outros encontros o que é nutrição, nutrientes, os equipamentos básicos para nosso controle de dieta (educação corporal), quais exames médicos vamos utilizar como ponto de partida, etc.,  partiremos em nosso próximo encontro para as medidas corporais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário