quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dia 01 - exames

Quando comecei este blog em busca de uma forma mais saudável de perder peso, entrar em forma sem me privar das coisas boas da gastronomia, achei que nunca iria conseguir.
Lembro de ter comentado que li tudo sobre as dietas "milagrosas" que aparecem na mídia e que estas ou sacrificavam um determinado nutriente na dieta ou o próprio indivíduo que aceitava o desafio de se privar e porque não dizer que estas dietas podem deixar o praticante  mais doente do que estava e com alguns quilos a mais quando param a dieta.
Mas também lembro de comentar que uma dieta, que preferi chamar de Educação Corporal, deve ser feita conhecendo o corpo do candidato ao "regime". Apesar de uns quilos a mais, medidas de abdômen um pouco acima da média e alguma dificuldade em "calçar os sapatos" a saúde ou as funções internas corporais devem estar ok, mesmo que com pequenos desvios para mais ou para menos.
Isto é fundamental para início de qualquer planejamento de dieta ou regime pois, não há como saber o que vamos ingerir e em que quantidade se não sabemos se estamos com anemia, problemas de colesterol alto ou ainda tireoide ou hormonal.
Disse no meus primeiros posts que faria alguns exames de sangue e medidas corporais para poder modelar desta forma como seria minha estratégia de Educação Corporal, baseada em uma alimentação saudável, sem privações de alimentos, mas com o equilíbrio perfeito harmonizando de sabores e cores permitindo assim alegria ao realizar a dieta (ou regime, o que preferir).
Claro que sabemos, como na homeopatia devemos cuidar da causa e não do efeito, somente assim teremos resultados duradouros. E outro fato importante a se lembrar os resultados deste método não é imediato mas também não é fantasioso. Os quilos e medidas que vamos perder serão mais lentos que se cortarmos radicalmente os carboidratos ou proteínas, mas serão verdadeiros. Seu corpo irá buscar nos lugares certos os nutrientes. As gorduras não serão "armazenadas como em um urso" aguardando o período de hibernação para fazer uso dela, o que faz você ganhar peso e medidas. Grande parte de nós não quer aumentar nada e se possível quer diminuir seu peso (massa) e algumas medidas sem precisar deixar de comer um pão francês de vez em quando ou uma fatia de picanha no seu almoço.
Basta reeducar, basta ter paciência, basta mastigar de forma correta e diria que 50% da dieta esta resolvida, não tenham dúvidas que só o fato de mastigar corretamente, principalmente carboidratos como pão, já auxiliam e muito na dieta.
Mas deixemos minhas opiniões no momento de lado, vamos aos exames que fiz e aos resultados que obtive.

OS EXAMES
Eu optei antes de iniciar tudo ler muito sobre nutrição, comprei dois bons livros e fiz dois cursos de rápidos um sobre nutrição clinica e outro sobre iniciação a nutrição. Somente depois que fiz estes esclarecimentos me senti seguro em desenvolver minha própria dieta e método. Li quase umas 30 dietas da moda e comparei os nutrientes perdidos e os excessos de cada "receita milagrosa" de perda de pesos e/ou medidas, somente depois de avaliar os prós e contras de cada uma comecei a compor minha dieta que vou passar a vocês semanalmente minhas experiências no blog e no canal do youtube.
UM BOM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS.
Onde estou morando tenho alguns laboratórios bons, selecionei um ao lado de minha casa o  TOMMASI LABORATORIO. Nele fiz 05 (cinco) exames principais de sangue que são: TRIGLICERIDEOS, COLESTEROL - HDL, COLESTEROL -LDL, HEMOGRAMA COMPLETO e ANTIGENO PROSTATICO ESPECIFICO (PSA). 

Bem, no meu caso, por ter passado dos 40 a algum tempo, o PSA é fundamental pois se revelado algum valor fora da normalidade eu faria outros exames também de taxas hormonais que não foram necessários para este primeiro estudo.
Graças a boa criação que eu tive (e também pela falta de recursos na época, tudo era muito difícil) minha mãe sempre nos colocou todos os tipos de verduras e legumes a mesa, pois era o que podíamos ter, sempre no quintal havia um pé de couve, umas cenourinhas e rabanetes plantados na casa de minha avó e um chácara a algumas centenas de metros de casa onde comprávamos chicória, almeirão, alfaces e outros tipos de folhas. Com isso aprendi a comer de tudo, claro que havia proteínas como ovos, galinha, bife (carne de boi), muito acém com osso e batata na panela de pressão e macarrão aos domingos com duas incríveis coxas de frango no molho enfeitando a travessa de macarrão e uma Coca Cola de 1 litro que nos servia no almoço e jantar, acredite se quiser, minha mãe era um milagre da multiplicação.
 Esta combinação de legumes, folhas, proteínas e pouco refrigerante me proporcionou chegar a bons resultados hoje (mais de 40 anos depois)  como você também poderá conferir agora.


  • TRIGLICERIDEOS..........................: 135 mg/dl - normal Inferior a 150 mg/dl - OK
  • COLESTEROL - HDL........................: 40.0 mg/dl - colesterol bom - desejável - >= 40 mg/dl  - Opss!
  • COLESTEROL -LDL........: 114 mg/dl - colesterol ruim - aceitável - 100 - 129 mg/dl - Opss! Opss!
ERITROGRAMA
HEMACIAS: 4.730 milhoes/mm³ - OK
HEMOGLOBINA: 15.61 g% - OK
HEMATOCRITO: 44.74 % - OK
VCM: 94.59 u3 - 2.59 acima
HCM: 33.00 pg - 1.0 acima
CHCM: 34.89 % - OK


LEUCOGRAMA
LEUCOCITOS: 11.54 mil/mm³ - 0.54 mil/mm³ acima

SERIE PLAQUETARIA
PLAQUETAS: 185.70 mil/mm³ - OK
MPV: 9.92
PCT: 0.180
PDW: 16.25

ANTIGENO PROSTATICO ESPECIFICO (PSA)....: 0.46 ng/mL - OK, perfeito.

Estes foram os resultados de exames que possibilitam agora uma melhor escolha do cardápio de minha Educação Corporal e também das atividades físicas que serão utilizadas para o complemento e sucesso do programa.
Com base nestes dados podemos de início considerar aumentar o consumo de alimentos que tenham as seguintes funções:
  1. aumentar o HDL - pois está na faixa limite 
  2. diminuir o LDL - pois deve ser igual ou menor de 100 e estou com 114
  3. aumentar as hemácias um pouco (270 milhões/mm³)
  4. leucócitos - com o aumento das Hemácias compensar para baixar em 54 mil/mm³
Os demais itens automaticamente serão estabilizados e como estão dentro da média na faixa "OK" não há muita necessidade de mudanças radicais.
O próximo passo agora serão os exames de Glicemia (nível de açúcar no sangue). Este será realizado semanalmente. As tomadas de medidas farão parte deste segundo passo, onde a massa (peso como normalmente chamados) medidas corporais como abdômen, coxas, braços, altura, cintura, etc., serão anotas como dia 0 (zero). Algumas destas medidas serão aferidas e anotadas diariamente como e o caso da massa, pressão, temperatura e outras semanalmente como as medidas corpóreas de cintura, abdômen, coxas, etc e também as medidas adipométricas e todas serão divulgadas aqui no blog e também em vídeos que farei no decorrer do programa de Educação Corporal.
Então fica combinado nós nos encontramos aqui, no próximo post, não deixem de comentar e dar suas sugestões e opiniões.
Abraços.

Valores de referência do hemograma masculino

ParâmetrosValores de referência
Eritrócitos (1012/L)4,32 a 5,52
Hemoglobina (g/dL)13,5 a 18
Hematócrito (%)40 a 50
Volume corpuscular médio (fL)87 a 103
Concentração de hemoglobina corpuscular média (g/dL)32 a 37
Plaquetas (1019/L)150 a 450
Leucócitos (109/L)4,5 a 11
Neutrófilos (%)40 a 80
Eosinófilos (%)0 a 5
Basófilos (%)0 a 2
Linfócitos (%)20 a 50
Monócitos (%)0 a 12

Valores de referência do hemograma feminino

ParâmetrosValores de referência da mulherValores de referência da mulher grávida
Eritrócitos (1012/L)3,9 a 5,033,9 a 5,6
Hemoglobina (g/dL)12 a 1611,5 a 16
Hematócrito (%)35 a 4534 a 47
Volume corpuscular médio (fL)87 a 103
Concentração de hemoglobina corpuscular média (g/dL)32 a 37
Plaquetas (1019/L)150 a 450
Leucócitos (109/L)4,5 a 11
Neutrófilos (%)40 a 80
Eosinófilos (%)0 a 5
Basófilos (%)0 a 2
Linfócitos (%)20 a 50
Monócitos (%)0 a 12
Endereço Matriz (Vitória - ES)
Rua General Osório, 83, Ed. Portugal (Térreo e 11 Andar) - Centro CEP.: 29028-900

Nenhum comentário:

Postar um comentário