segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dieta do limão?

Dizem que emagrecer rápido e com saúde é um dos maiores desafios de quem esta de mal com a balança. A dieta do limão "promete", ser uma aliada para quem sofre com um pequeno sobrepeso. Em comparação com uma dieta detox, o dito regime do limão ajuda a perder até uns 6kg por mês.
Mas entendam que não é só o limão que vai ajudar você emagrecer, preste atenção agora nas regras para isso funcionar.
Chegar ao resultado de perder até uns 6kg é necessário que você se esforce em pelo menos duas tarefas importantes:
  1. em jejum (antes do café da manhã), tomar um copo de 200ml de água gelada com suco de um limão. Como cada limão tem uma quantidade de suco, eu aconselho colocar em 200 ml de água o suco de 30ml de limão - isso pode representar um limão ou até dois.
  2. seguir um cardápio equilibrado de baixa caloria, previamente elaborado para você. Um nutricionista pode lhe auxiliar, mas como regra pense no seguinte. O corpo em regime basal precisa de 1300 a 1600 calorias para se manter vivo, isso quer dizer se você não fizer nada, ficar deitado, respirando e seu coração e órgãos do corpo funcionando precisa para esta máquina ficar ligada essa quantidade de calorias. Então, se você pretende diminuir sua massa (peso) e reduzir medidas precisa analisar o quanto você ingere por dia e reequilibrar sua dieta para atender sua demanda. (doces, refrigerantes, pães, carnes, gorduras, etc... tudo deve ser levando em conta).

domingo, 10 de maio de 2015

Feliz dia das Mães

Desejo a todas as mães, em especial a minha que sempre foi uma mestra na educação, ensinamentos e sempre diplomática nos conflitos, democrática nas decisões, carinhosa com os filhos, compreensiva com o marido, juíza nas tomadas de decisões, economista nos assuntos da casa e uma santa ao lidar com as traquinagens dos filhos. Parabéns minha mãe e todas as mães que dedicaram 100% de suas vidas aos filhos que muitas vez esquecem de agradecer com um simples MUITO OBRIGADO.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dia 01 - exames

Quando comecei este blog em busca de uma forma mais saudável de perder peso, entrar em forma sem me privar das coisas boas da gastronomia, achei que nunca iria conseguir.
Lembro de ter comentado que li tudo sobre as dietas "milagrosas" que aparecem na mídia e que estas ou sacrificavam um determinado nutriente na dieta ou o próprio indivíduo que aceitava o desafio de se privar e porque não dizer que estas dietas podem deixar o praticante  mais doente do que estava e com alguns quilos a mais quando param a dieta.
Mas também lembro de comentar que uma dieta, que preferi chamar de Educação Corporal, deve ser feita conhecendo o corpo do candidato ao "regime". Apesar de uns quilos a mais, medidas de abdômen um pouco acima da média e alguma dificuldade em "calçar os sapatos" a saúde ou as funções internas corporais devem estar ok, mesmo que com pequenos desvios para mais ou para menos.
Isto é fundamental para início de qualquer planejamento de dieta ou regime pois, não há como saber o que vamos ingerir e em que quantidade se não sabemos se estamos com anemia, problemas de colesterol alto ou ainda tireoide ou hormonal.
Disse no meus primeiros posts que faria alguns exames de sangue e medidas corporais para poder modelar desta forma como seria minha estratégia de Educação Corporal, baseada em uma alimentação saudável, sem privações de alimentos, mas com o equilíbrio perfeito harmonizando de sabores e cores permitindo assim alegria ao realizar a dieta (ou regime, o que preferir).
Claro que sabemos, como na homeopatia devemos cuidar da causa e não do efeito, somente assim teremos resultados duradouros. E outro fato importante a se lembrar os resultados deste método não é imediato mas também não é fantasioso. Os quilos e medidas que vamos perder serão mais lentos que se cortarmos radicalmente os carboidratos ou proteínas, mas serão verdadeiros. Seu corpo irá buscar nos lugares certos os nutrientes. As gorduras não serão "armazenadas como em um urso" aguardando o período de hibernação para fazer uso dela, o que faz você ganhar peso e medidas. Grande parte de nós não quer aumentar nada e se possível quer diminuir seu peso (massa) e algumas medidas sem precisar deixar de comer um pão francês de vez em quando ou uma fatia de picanha no seu almoço.
Basta reeducar, basta ter paciência, basta mastigar de forma correta e diria que 50% da dieta esta resolvida, não tenham dúvidas que só o fato de mastigar corretamente, principalmente carboidratos como pão, já auxiliam e muito na dieta.
Mas deixemos minhas opiniões no momento de lado, vamos aos exames que fiz e aos resultados que obtive.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Muitas dúvidas ainda pairam sobre o consumo de sal

Em busca de respostas uma pesquisa revelou as 25 questões que mais estão associadas ao consumo de sal. Veja quais são elas.

1 - Qual a importância do sal para a saúde?
O sal está diretamente ligado ao volume de fluidos fora das células. Tudo que modifica a quantidade de sal afeta a retenção de líqüidos no corpo. Ele ajuda a regular as passagens de líqüido e de substâncias pela membrana das células, mantendo a pressão osmótica delas. Além disso, é importante para a transmissão de impulsos nervosos.

2 - Sódio é sinônimo de sal?
Não. 6 g de sal equivalem a 2,4 g de sódio. Fique atento na hora de ler o rótulo dos alimentos: eles trazem a quantidade de sódio, e não de sal, que eles contêm.

Os perigos de se emagrecer a todo custo

A pedido das autoridades francesas, a Interpol, polícia internacional, emitiu nessa segunda-feira (4) um alerta global sobre os riscos das pílulas de emagrecimento 2,4-dinitrofenol, ou DNP. De acordo com o site The Independent, o órgão classificou o medicamento como uma “droga ilícita e potencialmente letal”.
A medicação, que é comercializada na internet de forma ilegal, sem fiscalização e rotulada como açafrão, recebeu o alerta laranja, destinado a chamar a atenção da polícia, órgãos públicos locais e internacionais. “Além dos perigos intrínsecos ao DNP, os riscos associados ao uso são potencializados devido às condições de fabricação. Além de ser produzido em laboratórios clandestinos, sem normas de higiene, sem o conhecimento de especialista, os consumidores ainda são expostos a um risco maior de overdose”, afirmou a polícia.
Tal documento se fez necessário após a morte da estudante britânica Eloise Aimee Parry, que não resistiu após ingerir oito cápsulas. Porém, apesar do caso recente, a substância já é conhecida de longa data, principalmente pelas forças armadas. Ela foi utilizada pela primeira vez durante na produção de explosivos na Primeira Guerra Mundial. Foi nesta época inclusive que ficou conhecido seu potencial emagrecedor, uma vez que os militares expostos ao DNP tiveram um aumento do metabolismo e uma perda de peso sensível.

Em 1930, sua comercialização foi proibida após pesquisadores detectarem efeitos colaterais, mas de acordo com outro estudo realizado no ano de 2014 no Reino Unido mostra que a droga pode estar relacionada a morte de cinco pessoas entre os anos de 2007 e 2013.